FAQ - 34. Quais são as integrações do E-DOCS?

Integrações usadas pelo E-Docs para seu funcionamento

1. Acesso Cidadão

Login único: através do Acesso Cidadão, o Estado oferece um único login para ter acesso aos sistemas da Administração, inclusive o e-Docs. 

Permissões: pelo site “Acesso Cidadão Admin”, os Pontos Focais realizam a gestão de permissões no e-Docs.

Grupos de Trabalho: setores informais nas estruturas dos órgãos podem ser criadas pelos pontos focais como Grupos de Trabalho, de forma a permitir melhor organização do trabalho nos Órgãos

Papéis: Após importação dos dados do SIARHES, são fornecidas todas as relações dos servidores com os setores e comissões. Ex: Se um professor está lotado em 3 escolas, temos um papel para cada escola no Acesso Cidadão.

Gestor: após importação dos dados do SIARHES, são fornecidos os papéis que estão respondendo por cada unidade ou órgão, inclusive buscando o superior imediato, caso exista, para responder por um setor na ausência de um gestor ligado diretamente, além de informar o gestor substituto em caso de férias do titular

2. Organograma 

Toda estrutura organizacional (Empresas e setores) existente no SIARHES é importada pelo Organograma e consumida pelo E-Docs e Acesso Cidadão

3. SIARHES

Dados de papéis, setores, órgãos e gestores são fornecidos ao Acesso Cidadão e consumidos pelo E-Docs.



Serviços do Estado que usam E-Docs

Portal do Servidor

O Portal do Servidor (servidor.es.gov.br) é um portal web no qual o servidor público do estado do Espírito Santo tem acesso a diversos serviços e informações do Governo.

Em julho de 2019, a SEGER regulamentou a prestação de 14 serviços de Recursos Humanos por meio do Portal do Servidor. Podemos citar como exemplo: Averbação de Tempo de Serviço, Férias Prêmio, Gratificação Adicional de Assiduidade, Licenças, entre outros.

Antigamente, para solicitar estes serviços, o servidor precisava preencher e imprimir um formulário e se dirigir à SEGER para protocolar a solicitação.

Agora, o servidor acesso o Portal do Servidor e, ao preencher as informações necessárias, o Portal cria um documento em PDF e realiza sua captura no E-Docs, já devidamente assinado pelo servidor. Este documento então é encaminhado ao setor da SEGER responsável, que utiliza o E-Docs para dar prosseguimento às solicitações.

SIT-Renach

O sistema SIT-RENACH (renach2.es.gov.br) é o Sistema de Habilitação do DETRAN-ES, que mantém todos os condutores do estado do espírito santo, bem como emissões de carteira de motorista, aulas práticas e teóricas, transferências, cadastro de CFC’s e clínicas, entre outros.

Para todo serviço que o DETRAN oferece via CFC’s e Clínicas (Primeira Habilitação, Renovação de CNH, Adição de Categoria, entre outros), é necessário que o cidadão apresente documentos, como identidade, CPF, comprovante de residência, entre outros. 

Antigamente, os CFC’s e Clínicas faziam cópias em papel destes documentos e os enviavam pelo correio ao Detran, a fim de realizar conferência prévia dos dados para posterior liberação da emissão da CNH.

Agora, os CFC’s e Clínicas escaneiam estes documentos e os informam ao sistema SIT, que por sua vez faz a captura destes documentos no E-Docs em nome do cidadão, e os encaminha ao Detran, criando assim um registro documental deste envio (o Registro de Encaminhamento).

Além disso, caso o usuário acesse diretamente o E-Docs, ele terá acesso a estes documentos, podendo encaminhá-los via E-Docs para qualquer outro órgão se necessário.



Voltar.